Página Principal : Anatomia Humana
Coluna Vertebral
Saiba mais sobre a coluna vertebral e espinha dorsal, vértebras do corpo humano, medula espinal,
principais problemas da coluna vertebral, função das articulações, etc.
Também conhecida como espinha dorsal, a coluna vertebral é formada por ossos chamados vértebras. É uma estrutura bastante flexível que dá movimento e sustentação ao corpo.
A coluna vertebral está ligada à medula espinhal finalizando-a e a protegendo. Ela é a responsável pela sustentação da cabeça, fixação das costelas e os músculos do dorso. Suas curvaturas são responsáveis pela força, sustentação e equilíbrio corporal.
A coluna vertebral de uma pessoa adulta é composta por 26 ossos e 33 vértebras, sendo 7 vértebras cervicais, 12 torácicas, 5 vértebras lombares, 1 sacro (formado por 5 vértebras fusionadas) e 1 cóccix (formado por 4 vértebras fusionadas).
Dentre todas as vértebras, somente duas (o sacro e o cóccix) não se movimentam, as vértebras restantes (cervicais, torácicas e lombares) são móveis.
Entre as vértebras há discos que formam articulações, que propiciam a movimentação da coluna e a absorção de impactos.
Principais problemas que acometem a coluna vertebral:
· Cifose: é um desvio exagerado da curvatura torácica que deixa a pessoa com as costas arqueadas, tórax retraído e com projeção dos ombros para frente; · Escoliose: desvio lateral da coluna vertebral, geralmente localizado na região torácica; · Lordose: desvio que geralmente ocorre na região da bacia e que resulta numa curvatura exagerada; · Hérnia de disco: deslocamento do disco que se localiza entre as vértebras, ocorre com maior freqüência na região lombar, pois esta, é a região da coluna que suporta maior peso, além de ser a que apresenta maior curvatura; · Artrose: popularmente conhecida como bico de papagaio, é originada pelo atrito entre as vértebras.
Veja mais em: Anatomia Humana
|
|